segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUESTÃO INDÍGENA





Diálogo entre Valdemir Mota de Menezes e José Olímpio de Oliveira sobre a questão indígena no fórum do Curso de Licenciatura em História da Unimes Virtual


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Parabéns Olímpio,
Gostei da explanação que você deu sobre os links da internet e a maneira como podemos fazer destes canais, ferramentas para incrementar a educação com respeito aos povos indígenas. Os três sites que vocês escolheu são mesmos focados para a questão indígena.



Sobre os índios a minha posição pessoal é que devemos dar as garantias para que as suas tradições e culturas sejam respeitadas e que seus direitos a terra e a liberdade não sejam violadas. Contudo, acho que os índios tem o direito a se relacionarem com outras culturas, com outras religiões, direito a acesso a internet e a tecnologia. Índio não necessita ser isolados em reservas ambientais como animais ameaçados em extinção. Razões como esta me levam a não concordar plenamente com as políticas indígenas. Os índios devem ter acesso total tratamento médico e a remédios entre outras prioridades, afinal, o Estado brasileiro tem uma dívida histórica para com os negros e índios.





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CAROS COLEGAS
O 1º link a ser trabalhado foi o Museu do Índio que esta disponível no site http:/www.museudoindio.gov.br/informativo.
O Museu do Índio é uma instituição governamental que se coloca a serviço da sociedade a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas, com objetivo de manter a preservação das suas tradições e o respeito a sua diversidade étnica.
O museu alem das suas atividades tem como objetivo trabalhar com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio e com a comunidade oferecendo cursos. Com esse site o professor pode desenvolver as ações de um projeto utilizando como referencial metodológico a pesquisa e outras abordagens participativas.
1º- Como implantação desse projeto o professor pode elaborar textos didáticos sobre a história do índio brasileiro;
2º- Se for possível apresentar vídeos para os alunos na qual mostram as técnicas utilizadas pelos índios principalmente na oficina de argila;
3º- A exposição de revistas em quadrinhos sobre os índios que habitavam nosso país;
4º- Abordar em sala aula sobre as questões indígenas e do seu patrimônio cultural.
Assim, é importante que o professor mostre aos alunos que o patrimônio cultural do índio vem sendo dilapidado, e que o aluno perceba a importância do mesmo.
O 2ª link a ser trabalhado será a FUNAI que esta disponível no site www.funai.com.br e www.funai.gov.br/indio/fr
A FUNAI foi criada com o objetivo de promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas e estimular o desenvolvimento de estudos e levantamento sobre os grupos indígenas.
Com esses sites pode o professor abordar com os alunos do 2º ano do Estudo Médio sob a educação dos indígenas e papel da FUNAI com relação à proteção dos povos indígenas.
1º- O aluno poderá conhecer nesta aula a cultura indígena e sua influencia na cultura brasileira. Como vivem as comunidades indígenas atualmente e seus projetos.
2º- O apoio que a FUNAI da ao povo indígena com relação as sala de aulas, cujos números revelam que a inclusão das escolas indígenas no sistema de ensino ainda é precária.
3º- Os alunos deveram ter conhecimento como são feitas as demarcações de terras dos índios na Constituição de 1988.
4º- Mostrar na internet algum site da FUNAI que relata sobre o envolvimento dos bandeirantes e jesuítas na imposição da cultura européia ao povo nativo do Brasil na época da colônia.
5º- A violência contra as crianças e adolescentes indígenas.
3º- link analisa IEPÉ- Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena que se encontra no site www.institutoiepe.org.br
Esse site tem como objetivo em contribuir para o fortalecimento cultural e político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará, para que essas comunidades indígenas possam enfrentar as dificuldades de forma articulada os desafios que se colocam nos dias atuais nos interesses dos povos indígenas.
Ao levarmos esse assunto em sala de aula devemos orientar nossos alunos qual a finalidade desta ONG.
1º Abordar com os alunos a difusão cultural desses indígenas;
2º Qual a proposta curricular que esta sendo construída por esta ONG para fortalecer a cultura indígena nas escolas;
3º Incentivar os alunos a pesquisar sobre os materiais didáticos produzidos para as escolas indígenas;
4º Mostrar pela internet o perfil de professores a alunos em algumas escolas desta ONG;
5º A coleta de informações a respeito das condições da escola indígena.
Assim, a Constituição Federal que está em vigor hoje no Brasil feita em 1988, não mais entende que os índios são incapazes. Ainda existem leis e direitos especiais para os índios, mas não é porque eles são considerados inferiores, mas sim porque possuem outros modos de pensar, viver e trabalhar diferentes dos não-indios.
Abraços – José Olimpio.







Valdemir

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