terça-feira, 5 de junho de 2012

TABAJARA DA PARAÍBA

O Escriba Valdemir Mota de Menezes é professor de História em Praia Grande, no Ensino Fundamental para alunos do oitavo e nono ano, e seguindo as novas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tem ensinado sobre os povos africanos e indígenas com mais freqüência em suas aulas. Esta tribo foi tema de uma lição em sala de aula.



Tabajara (Paraíba)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Os tabajaras foram um povo indígena que habitou a zona da mata e o agreste paraibano e pernambucano, na Região Nordeste do Brasil. Extintos pela miscigenação, seu território estendia-se da Ilha de Itamaracá até o rio Paraíba, adentrando pelo Agreste até o vale do rio Pajeú.


distribuição dos grupos de língua tupi na costa, no séc. XVIPacíficos com os europeus, foram os primeiros nativos dessa região a entrar em contato com os conquistadores portugueses. Duarte Coelho viu, durante seis meses, os seus desejos de colonização da parte oriental do Nordeste não satisfeitos pela resistência pertinaz oferecida pelos potiguaras, inimigos dos tabajaras. Por fim, os conquistadores conseguiram uma aliança com os chefes indígenas tabajaras Pirajibe, Tabira e Itajiba e com eles dominaram completamente os temíveis potiguaras, conquistando o litoral paraibano.

Desde 2008 diversas famílias no municípios de Conde, Alhandra, Pitimbu e João Pessoa vem rivindicando o reconhecimento étnico oficial de sua condição de indígenas Tabajara (http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/3307.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário